DÓLAR COMEÇA A VIRAR MOEDA RADIOATIVA

É incrível como os comentaristas de economia da velha mídia são fracos. É desmoralizante para estes veículos ter nas suas redações “especialistas” tão obtusos, desinformados e despreparados para o tema que deveriam dominar.

O dólar iniciou a semana em queda. Muitos desses comentaristas cravaram a opinião de que o fenômeno ocorria, por causa do leve aumento do PIB brasileiro.

A opinião dominante nas redações parece que não percebeu, que o dinheiro dos EUA não cai só no Brasil. O fenômeno é mundial, tendo causas diversas, como a impagável dívida dos EUA e a emissão da moeda estadunidense em velocidade excessiva.

Os colunistas da mídia antiga, todos com contratos clandestinos com bancos, também não perceberam ou fingem não entender, que a onda atual mais forte da desvalorização do dólar vem da decisão russa de se livrar das suas reservas em moeda dos EUA, mantidas desde os tempos soviéticos – o eurodólar surgiu deste movimento, nas décadas de 60 e 70 do século passado.

Desta forma, bilhões de dólares serão oferecidos no mercado mundial, para substituir o lastro financeiro do país por outras moedas e ativos preciosos, como ouro. Evidentemente a grande oferta de moeda dos Estados Unidos tem como consequência a queda no seu valor.

A decisão russa acende a luz vermelha, pois a China atacada permanentemente pelos governos dos EUA pode seguir o mesmo caminho. Caso isso ocorra, o dólar pode virar uma moeda radioativa, porque sofrerá rápida desvalorização, o que fará com que seus detentores públicos e privados se movimentem para a sua substituição, por ativos mais seguros. Muitos operadores financeiros já estão reduzindo sua reserva em dólar e o resto considera seriamente esta possibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s