Porque os países europeus não têm lugar entre os impérios modernos

Os países europeus inauguraram o imperialismo moderno, porém após a Segunda Guerra Mundial, não foi somente a Alemanha a derrotada, todos os países europeus perderam com o resultado do maior conflito da história. Como consequência, os países do continente foram ocupados militarmente pelas potências vencedoras, a Rússia e os Estados Unidos. Belas desculpas diplomáticas foram utilizadas para justificar a ocupação militar, porém um país somente admite a presença de tropas estrangeiras mais fortes do suas próprias forças armadas, quando é derrotado. Este é o caso dos estados nacionais europeus todo o continente, com exceção da União Soviética, caiu na longa guerra, que durou na realidade de 1914, a 1945.

A União Soviética caiu, após perder o conflito que explodiu, após 1945, a Guerra Fria. Os Estados Unidos ampliaram seu domínio e hoje mantém tropas na maioria dos países que fizeram parte do Pacto de Varsóvia e, até mesmo, de algumas ex-repúblicas soviéticas.

A unificação é a única estratégia capaz de devolver relevância global aos países europeus. Porém, essa opção ainda esbarra em difíceis obstáculos.

Veja o vídeo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s